Alimentação na gravidez | Dicas da Nutri

por / 2 anos atrás

A atenção com a alimentação durante a gravidez deve ser redobrada. Com mudanças no metabolismo, reflexo do desenvolvimento do bebê e das necessidades de adaptação do organismo à gestação. Quem nos dá as dicas de hoje é a nutricionista Camila Consoni Lino (CRN-3 37813), que separou uma série de assuntos especiais que toda Grávida precisa saber para ter uma alimentação ideal durante a gravidez. Confira!

Optar por uma alimentação variada e colorida é sempre a melhor escolha, optando sempre por alimentos frescos, ricos em gorduras boas, cereais, frutas, verduras e carnes, sempre variando para obter diferentes nutrientes e vitaminas. Vale a pena lembrar que é sempre importante evitar bebidas alcoólicas, alimentos processados, industrializados e ricos em sódio.

Dicas da nutri sobre alimentação na gravidez
Dicas da nutri sobre alimentação na gravidez

Nos primeiros meses de gestação a ingestão de alguns nutrientes se torna mais importante como, por exemplo, o ferro e o ácido fólico. Todo cuidado com a alimentação vai garantir a qualidade de vida da mãe e do bebê. Seja feliz e tenha prazer em se alimentar com saúde.

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Você sabia?

A deficiência de ferro pode comprometer o desenvolvimento cerebral do bebê e a mãe corre o risco de ter anemia grave no pós-parto. Com isso, é indicado consumir alimentos como: carnes vermelhas, vísceras, folhas verdes escuras, ovos, e feijão, junto com fontes de vitamina C, que estimulam uma melhor absorção dos nutrientes desses alimentos.

Como se alimentar na gravidez
Como se alimentar na gravidez

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B, fundamental no desenvolvimento da coluna e tubo neural do bebê, sendo necessária em alguns casos a sua suplementação. Ele está presente em vegetais verdes escuros, aspargos, frutas cítricas, feijão, sementes e nozes. É importante lembrar que estes nutrientes são necessários durante todo o período gestacional, como o cálcio, magnésio, vitamina D, vitamina A, dentre outros.

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Dica da Nutri

O segredo de uma boa alimentação está no equilíbrio, sempre ingerir bastante líquido, consumir alimentos fontes de fibras e se alimentar a cada 3 horas. Evitar o excesso de ganho de peso, pois pode trazer algumas implicações como o diabetes gestacional, aumento da pressão arterial e complicações no parto.

Alimentação saudável na gestação
Alimentação saudável na gestação

No pós-parto os cuidados devem continuar, pois os nutrientes também chegarão para o bebê através do leite materno, assim alimentos com alto valor biológico vão garantir sua melhor qualidade. Nesta fase há uma grande queda hormonal nas mães, sendo necessário um maior aporte nutricional. Frutas com casca, verduras, legumes, carnes e muita água não podem faltar.

Cuidados essenciais do recém-nascido

Preferir sempre alimentos com grande quantidade de fibras para prevenir ou reverter constipação, causada devido ao aumento do tamanho do útero na gestação que ainda não voltou ao normal e acaba comprimindo o intestino. Nesta fase devemos retirar alimentos alcoólicos e evitar alimentos gordurosos, industrializados e embutidos, escolha sempre alimentos frescos.

 

Nutricionista Camila Consoni Lino CRN-3 37813

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