Cuidados essenciais do recém-nascido

por / 3 anos atrás

Durante os primeiros dias alguns cuidados são muito importante para a saúde do recém-nascido, por este motivo é importante toda mamãe estar munida de muita informação e dicas para aproveitar ao máximo este período especial.

Cuidados com as visitas

Os médicos não indicam visitas no primeiro mês de vida, mas caso seja desejo da mamãe é necessário ter alguns cuidados básicos com o recém-nascido como:

  • Lavar as mãos antes de tocar no bebê;
  •  As visitas precisam ser curtas, de no máximo 15 minutos;
  • Vale ainda lembrar que o visitante precisa estar saudável para não prejudicar o bebê.

recém-nascido

Compre agora roupas para amamentar.

Cuidados com as trocas de fraldas

A troca de fraldas pode parecer eterna nos primeiros dias, já que o bebê pode fazer cocô cerca de oito vezes por dia. Por este motivo, não se assuste. Além disso, é interessante evitar lenços umedecidos, porque alguns contêm produtos químicos fortes que podem irritar a pele do bebê. Prefira utilizar um algodão e água morna para realizar a higienização.

pés de um bebê recém-nascido

8 coisas que toda nova mamãe precisa ter

Cuidados com a pele

A icterícia, que tende deixar a pele amarela, é normal até o 7º dia de vida, depois disso a cor volta aos poucos ao normal. Se o amarelo for muito intenso é sempre importante relatar ao pediatra.  Os banhos de sol nessa fase podem ocorrer após a primeira consulta do bebê, o tempo máximo indicado é de 15 minutos e somente nas pernas, porque a pele ainda é muito delicada. Lembrando ainda que os banhos de sol devem ocorrer nos períodos com menos incidências dos raios ultravioleta.

recém-nascido no colo da mãe

Compre agora calça jeans para gestantes

Cuidados com o coto umbilical

O coto umbilical é o pedacinho que sobra do cordão umbilical que fica ligado à barriga do recém-nascido. O tempo para cicatrização pode demorar entre 10 e 21 dias até que ele caia, após isso ficará uma pequena feridinha que leva até 10 dias para cicatrizar, sendo necessário durante este período continuar realizando a limpeza diária.

O coto umbilical deve ser mantido sempre limpo e seco, evitando assim infecções, para realizar a limpeza o processo indicado é:

  •  Lavar bem as mãos com água e sabão para evitar que micróbios infectem o coto umbilical, causando doenças ao bebê;
  •  Com a outra mão usar um pano lavado e passado a ferro, gazes, algodão ou cotonete molhado em álcool a 70% em toda a volta do coto, sempre da base para ponta;
  •  Pegar outro pano, gaze, algodão ou cotonete quando estes estiverem sujos, sempre que necessário;
  •  Lavar o coto umbilical com álcool a 70 %, o álcool atua como um agente “secante”;
  •  Limpar o local, diversas vezes ao dia, após o banho e troca de fraldas, até que completamente cicatrizada;
  •  Não usar gaze ou faixa para cobrir o coto umbilical, mesmo que o seu bebê tenha hérnia umbilical, pois podem causar irritação, secreção e mau cheiro;
  •  Colocar a fralda abaixo do coto umbilical, a fim de que o local fique sempre seco.

 coto umbilical

Referências: aqui e aqui.

Cuidados com passeios

No primeiro mês não se deve levar o bebê a passeios, exceto a visita ao pediatra, porque neste período o risco é alto para a saúde do recém-nascido. Ambientes com barulhos, cheiros fortes e movimentados podem causar estresse ao pequeno e devem ser evitados.

recém-nascido newborn

Compre agora macacão para grávidas

Cuidados com a chupeta

Caso seja de desejo da mãe a utilização da chupeta, é importante que se espere até a segunda ou terceira semana de vida. A chupeta é associada à satisfação de afeto e segurança do bebê, similar ao de quando ele mama no peito da mãe. O objeto ainda alivia a tensão no período de cólicas do recém-nascido como um calmante.

bebê com chupeta

Peças para usar durante e após a gravidez

Cuidados com as cólicas

Após a terceira semana é comum que apareça as cólicas intestinais, portanto para aliviar deste período é sempre indicado as massagens ensinadas pelo pediatra, além da medicação. O uso de compressas mornas também é comum, nunca devendo colocar diretamente sobre a pele do bebê para não machucar.

recém-nascido massagem cólica

Conheça a nova coleção Megadose Moda Gestante

Cuidados com a mamãe

Não é só o bebê que merece cuidados e atenção, este é um período tenso também para a mamãe, que fica sobrecarregada com todas as novidades e deveres novos que chegam. É de extrema importância o apoio e amor incondicional da família e dos amigos, para dar o suporte especial que ela merece e para que tudo ocorra bem.

bebê com a mãe no hospital

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *